SOE - Serviço de Orientação Educacional

Graduado em Pedagogia Supervisão e Licenciatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Especialização em EAD e Novas Tecnologias, acadêmico da turma de aluno especial do Mestrado em Educação -  UFT, cursando Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal do Tocantins.

O Colégio Batista de Palmas conta com o SOE – Serviço de Orientação Educacional, que veio para promover a integração entre alunos, professores, coordenação e família, abrindo    espaço para todas as pessoas envolvidas no processo ensino aprendizagem, sendo elo entre a escola e a família.

A  Orientação Educacional é o processo que orienta, assiste e coordena a ação dos elementos significativos da escola, família e comunidade, com relação aos aspectos afetivo-emocionais dos alunos, com vistas a promover o atendimento de suas necessidades de desenvolvimento como, pessoa, de forma equilibrada.

Dione da Silva Lima

Orientador Educacional

ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

COLÉGIO BATISTA DE PALMAS

Art.21. São atribuições do Orientador Educacional:

I - participar da elaboração do planejamento anual das atividades pedagógicas e administrativas da Instituição, em conjunto com o Diretor Geral, Professores e Coordenadores;

II - planejar e implementar o Serviço de Orientação Educacional;

III - colaborar com o Diretor Geral na avaliação do desempenho das pessoas envolvidas no processo educativo da Instituição;

IV - coordenar a orientação vocacional dos alunos incorporando-os ao processo educativo global;

V - coordenar o processo de sondagem de interesses, aptidões, atitudes e habilidades dos alunos;

VI - colaborar no processo de avaliação e recuperação dos alunos;

VII - sistematizar as informações necessárias ao conhecimento global dos alunos;

VIII - acompanhar a recuperação de estudos dos alunos;

IX - participar da caracterização, composição e acompanhamento das turmas;

X- colaborar com a comunidade estudantil na organização das diversas atividades sociais e recreativas;

XI - identificar e acompanhar os fatores que interferem no aproveitamento e na disciplina escolar do aluno e propor medidas alternativas de solução junto ao corpo docente, Coordenação Pedagógica, pais ou responsáveis.

XII - identificar, encaminhar e acompanhar relatórios de alunos que estão em instituições especializadas;

XIII - participar ativamente do processo de integração escola-família, realizando ações que favoreçam o envolvimento dos pais no processo educativo;

XIV - implementar estratégia de recepção e orientação aos alunos, quanto à Proposta Pedagógica, aos princípios de convivência social e às rotinas da Instituição;

XV - manter relacionamento constante com os demais serviços da Instituição;

XVI - participar dos Conselhos de Classe, presidindo-os, quando designado;

XVII – elaborar relatório semestral de suas atividades;

XVIII – exercer as demais atribuições inerentes à sua função.

Pedagoga, Orientadora Educacional, licenciada em   Matemática com especialização em Psicopedagogia Institucional, atua como educadora desde 1993 na educação infantil, ensino fundamental e ensino superior na modalidade EAD.

Este é para apresentar as atribuições no site para os pais e comunidade geral.